Projeto

Histórico

Em 2008 dois coletivos de audiovisual (Mascate Cineclube e Graffiti Com Pipoca) da Zona Sul da cidade de São Paulo se conhece por meio programa VAI da secretaria de Cultura Municipal de São Paulo. No mesmo ano são apresentados para o Ateliê de Mônica Nador, o JAMAC – Jardim Miriam Arte Clube. Ela oferece o espaço para que os mesmos incluam projetos de audiovisual na comunidade.

Em 2009, Thais Scabio e Gilberto Caetano diretores da Cavalo Marinho audiovisual e integrantes do coletivo Mascate Cineclube e Jerônimo Vilhena, diretor da Vilhena Filmes e integrante do coletivo Graffiti Com Pipoca se unem para formar o projeto JAMAC Cinema Digital. Neste mesmo ano consegue patrocínio do Centro Cultural da Espanha de São Paulo, uma parceria de extrema importância para a região. O logo foi criado neste mesmo ano pelo Bruno Perê, integrante do Graffiti com Pipoca.

Em 2012 o projeto pedagógico, criado por Thais Scabio, Gilberto Caetano e Jeronimo Vilhena, do JAMAC Cinema Digital ganhou o prêmio de Economia Criativa do Ministério da Cultura, neste mesmo ano o Centro Cultural da Espanha de São Paulo fechou as portas e não conseguimos captar patrocínio pela Lei Rouanet.

O projeto deu continuidade até 2013, com o LEPE digital com encontros para estudo de roteiro. Em 2014 realizamos dois encontros de roteiro com a professora da ECA/USP, Patricia Moram e uma exibição de filme com debate com o diretor documentarista Eugênio Puppo.

Em 2014, o Jardim Miriam Arte Clube foi contemplado no Prêmio Governador do Estado para a Cultura como melhor Instituição Cultural por voto popular.

Agora, em 2015, por meio do PROAC Editais de formação audiovisual e gerenciado pela Cavalo Marinho Audiovisual, estamos retomando o JAMAC Cinema Digital que ao longo de 2009 a 2013, sensibilizou mil e quinhentos produtores culturais capazes de gerir seus próprios projetos audiovisuais dentro de sua realidade e uma média de oito mil pessoas movidas com a linguagem do audiovisual.

 

OBJETIVO

O PROJETO JAMAC Cinema Digital forma produtores culturais capazes de gerir seus próprios projetos audiovisuais dentro de sua realidade, dando ênfase em conteúdo e formato criativo tendo com referência a linguagem cinematográfica.  Para tanto, são realizadas atividades de formação, produção e difusão,  tendo como método a experiência da construção coletiva.

 

PROPOSTA PARA 2015

Pensamos em um projeto que possa contemplar o máximo de interessados possível. Infelizmente temos limitação de espaço por isso a tivemos a principio selecionar algumas prioridades. Todo o processo do projeto é construído de forma coletiva e gratuito.

 

OFICINAS BÁSICAS DE AUDIOVISUAL

A oficina terá duração de abril a julho para até 25 participantes.

Serão 8 encontros de 3 horas totalizando 24 horas de oficina teórica e prática

Mais 6 horas de produção de um curta metragem.

A  forma de seleção será realizada pela coordenação em parceria com educador e representante do JAMAC. Para as oficinas básicas de cinema digital, as vagas serão priorizadas para:

– jovens a partir de 16 anos e adultos.

– moradores da região e redondeza

– que se comprometam todos os sábados das 10h às 13h no JAMAC.

– em vulnerabilidade étnica, econômica e social.

– e pessoas com mobilidade física reduzida.

A oficina será administrada por David Santos e Dalila

David Santos é artista multimídia, cenógrafo e diretor de arte. É formado em Educação Artística na UniFMU (2005) e especialista em Arte Integrativa pela Universidade Anhembi-Morumbi (2013).  Tem atuado como diretor de arte e editor para curtas metragens do ABC, desde 2005. Desenvolveu oficinas e ações na área da cultura digital junto ao Ponto de Cultura Comunidade Audiovisual desde o início das atividades em 2007 e no Pontão Setecidades de 2010 a 2012, ambos na cidade de Diadema. Desenvolve pesquisa como VJ com performances no projeto Ponto de Virada, evento com diversas edições em Diadema e participação em Viradas Culturais da cidade de São Paulo. Atualmente é professor de arte e multimídia na rede pública de ensino da cidade de São Paulo desde 2008.

Dalila Alves  foi educanda do JAMAC Cinema Digital em 2009, criadora do Blog  Criando Borboletas, fez maquiagem Cinematográfica na Academia Internacional de Cinema, curso de Operadora de Câmera no Instituto Criar, atualmente faz Artes Visuais na FMU e é monitora do Instituto Criar desde 2011, trabalhou como cinegrafista em diversos programas na MTV, filmes publicitários e Institucionais.

 

 WORKSHOPS

Após a oficina básica, a cada 15 dias teremos uma série de workshops voltados para produtores de audiovisual, pessoas que já frequentaram oficinas de audiovisual e demais interessados. Sem limite de participação.

Contaremos com a presença de profissionais da área como Willian Hinestrosa “Coordenador do Festival Internacional de Curta Metragem de São Paulo, Matias Vallutini, “diretor de filme da Universidade da Califórnia” e Cavi Borges “maior produtor de cinema de baixo custo do Brasil, RJ”, já confirmamos, entre outros. Os demais palestrantes serão decididos de forma coletiva com participantes do projeto.

 

PRÊMIO JARDIM MIRIAM PRÓXIMA ESTAÇÃO

Voltamos com o Prêmio Jardim Miriam Próxima Estação. Serão 3(três) projetos contemplados que receberão mil reais e a liberação dos equipamentos de audiovisual do JAMAC para realizarem um trabalho em 3 meses. Podendo ser ficção, documentário, programa de TV, vídeo arte, animação, multimídia, entre outros, contanto que pelo menos 50% da equipe seja composto por moradores e 75% da gravação realizada na região e proximidade.

O regulamento do prêmio sairá entre julho e agosto e também teremos comissão entre os interessados para sua realização.

 

EXIBIÇÃO DAS PRODUÇÕES

No final do ano estaremos exibindo todas as produções do projeto com o coletivo Mascate Cineclube.

 

Lembranças Audiovisuais para todos.
 Thais Scabio e Gilberto Caetano
Coordenadores do JAMAC Cinema Digital.

 

Maiores informações: cinemadigitaljamac@gmail.com
Fabbinho Hardcore – comunicação

  

Equipe de Coordenação

Thais Scabio – thaisscabio@yahoo.com.br

Produtora, diretora, arte-educadora e cineclubista.

Iniciou o trabalho em audiovisual por meio de oficinas culturais na cidade de Diadema em 1999. Fez graduação em Comunicação Social – Rádio e TV – pela UNISA. Especialização em Direção de Cinema e Vídeo pela ELCV de Santo André.  Pós-graduação na matéria “Teoria do Processo de Criação de Mídia Digital” pela ECA/USP. Criadora e coordenadora do JAMAC Cinema Digital.  Em 2013 foi curadora II Mostra de Cinema da Quebrada do Cinusp a convite de Esther Hamburger . É também uma das idealizadoras do Mascate Cineclube um coletivo de cineclube itinerante na região da Cidade Ademar e ABC, em 2014 com exibição e produção em 3D contemplados pelo programa VAI da prefeitura de São Paulo.

Atua em oficinas de cinema digital desde 2006. Tem mais de 20 produções em curta-metragem e médias metragens, maioria como diretora e produtora. Foi coordenadora de TV Comunitária e de audiovisual no Projeto Comcom na Serra do Mar em Cubatão, de 2010 a 2013. Diretora da Cavalo Marinho Audiovisual desde 2006.

 

GILBERTO CAETANO – gibacae@yahoo.com.br

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialização em Roteiro Cinematográfico pela Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André, com orientação de Luis Alberto de Abreu e Júlio Pessoa. Diretor. Roteirista. Editor. Contista. Arte-educador de Roteiro e Edição. Cineclubista. Criador e coordenador do JAMAC Cinema Digital desde 2009. Coordenador de TV do Projeto ComCom Pimentas da CDHU. Diretor administrativo da Cavalo Marinho Audiovisual desde 2006. Coordena e é arte educador em TV Comunitária e de audiovisual no Projeto Comcom em Guarulhos, desde  2013. Tem mais de 20 produções em curta-metragem e médias metragens, como editor, roteirista, produtor e diretor.

 

 

3 respostas em “Projeto

  1. Pingback: Você Sabia? | Amanda T. Petrone

Deixe um comentário